7 de fevereiro de 2015 – 7:31 | Sem comentários

Olá Crianças,
Para mim o ano começou ontem. Após um longo período de uma tortura mental, psicológica e financeira, meu ano começou…
Desde a copa de 2014 que as coisas começaram a definhar para mim e, talvez …

Continue lendo »
Crônicas

Humor

Pessoal

Poemas

Software Livre

Home » Crônicas

A degradação da sociedade – You’ve got stand for something or you’ll fall for anything

Escrito por em 1 de maio de 2010 – 21:07

Me recordo de, quando era garoto, os ensinamentos que meus pais me deram quanto ao respeito da vida alheia. Sempre procurando respeitar os mais velhos e respeitando opiniões diferentes às nossas. Porém o que aprendi é que sempre devemos nos levantar para defender nossos princípios e a honra de nossa família.
Algumas pessoas podem pensar que defender a honra possa significar duelar com alguém em prol de seus ideais ou honra da família. O que não deixa necessariamente de ser mentira, mas isso seria um ato extremo e nunca precisaríamos chegar a este ponto, uma vez que se você respeita as pessoas, também acaba tendo esse respeito de volta.
Hoje vemos crianças, que desde cedo, aprendem que é melhor ser temido do que amado. Já que se você é temido, teoricamente, é respeitado. No meu ponto de vista é uma balela sem tamanho.
Outra coisa que vejo muito é que você deve exigir ser respeitado.
Respeito é algo que se conquista e não algo que se compra ou exija na marra. Para ser respeitado há a necessidade de se dar o exemplo primeiramente, depois seu respeito lhe será dado naturalmente, sem necessidades de imposição ou uso da força.
Por todo o tempo de convivência com meu falecido pai, aprendi que o mais importante é por sua cabeça no travesseiro ao se deitar e ter a consciência limpa e tranquila. Em suma, ter o sono dos justos.
Procurei e procuro sempre repassar esses ensinamentos para as pessoas que amo e convivo, sejam filhos, irmão, amigos ou colegas de trabalho. Pois como sempre digo, o conhecimento só tem valor quando compartilhado. Da mesma maneira se vale para respeito e amor. Você só sera respeitado e amado se praticar respeito e amor primeiramente.
Todos os dias rodo mais de 25 quilômetros de casa para trabalho, tendo mais 25 quilômetros de volta. Vejo muitas provas de falta de respeito e cidadania, que por muitas vezes se transformam em pessoas machucadas e não raras vezes, em mortas. Tudo porque não vemos as outras pessoas como deveríamos ver, ou seja, como pessoas que são. E o contrário é verdadeiro, não somos vistos como pessoas e isso acaba gerando uma bola de neve que o respeito não tem lugar nessa selva e acabam acontecendo as tragédias diárias que vemos.
Um exemplo prático disso são os motoqueiros que não andam  nas faixas destinadas aos veículos automotores. Já se tornou hábito andarem entremeio as faixas de rodagens. Por muitas vezes eu, que vos redijo esta mensagem, fui xingado por mudar de faixa mesmo sinalizando com setas, por motoqueiros que vem a toda velocidade e acham que são deles este espaço.
Outras vezes vejo os mesmos motoqueiros sendo atropelados por conta de não conseguirem parar suas motos devido a altas velocidades em trânsitos congestionados.
Não estou dizendo que o problema são só os motoqueiros, são sim uma boa parte deles, mas temos exemplos de caminhoneiros, motoristas normais, motoristas de vans e ônibus…
Me recordo de um desenho do Pateta que contava uma história do pacato cidadão que desviava até das formigas quando andando a pé. Porém a tomar um voltante se transformava em um ser que não respeitava a ninguém. Um simples desenho mas com uma história verdadeira e triste.
Onde foram parar os princípios de respeito ao próximo?
Não basta que fiquemos pensando que todos os outros são assim como estou descrevendo agora, pois eu mesmo já tive atitudes desprezíveis no trânsito por conta de pessoas assim, o famoso esquema da bola de neve.
Tenho duas batidas na traseira de meu carro, uma delas feita por um motoqueiro e que, mesmo eu tendo toda a razão, mesmo tendo socorrido o rapaz que quebrou o pé, mesmo tendo a testemunho do sogro dele que ele agiu errado… estou com esse prejuízo porque ele não pagou e disse que não iria pagar. O que posso fazer? Matá-lo por isso?
Sei que é o que muitas outras pessoas fariam, até fazem por menos do que isso. Mas não foi isso que aprendi e não é isso que quero ter em minha vida. Quero por minha cabeça no travesseiro e dormir o sono dos justos. Não sou idiota, só quero paz em meu coração, e tenho que me policiar muito para isso.

A recompensa está no fazer!

Comentar!

Comente abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar esses comentários via RSS.

Seja educado, mantenha-se no tópico e sem spam.

Você pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog usa Gravatar. Para ter seu avatar global, registre-se em Gravatar.